Navegue em ordem cronológica ou escolha diretamente o ano que deseja:

1998 / 1999 / 2000 / 2001 / 2002 / 2003
2004 / 2005 / 2006 / 2007 / 2008

Sedes da APROFUME

  
1998:

   

Novembro

   A APROFUME é fundada no dia 28 por Adriano Moutinho, Carlos Augusto Coutinho, Marcelo Coutinho e Rafael Lauria, auxiliados por Cláudio Godinho, Zenon Palitot e Ricardo Henningsen. Adriano Moutinho é eleito o primeiro Presidente (Quadriênio 1998-2001).

Dezembro

Tem sua filiação aceita pela LIFUMERJ (Liga de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro).
  
Voltar ao Topo da Página
   
1999:

   

Janeiro Inicia oficialmente suas atividades, em convênio com o Restaurante Lampião, inicialmente apenas na modalidade Disco (Livre).
Maio O convênio com o Restaurante Lampião é substituído por outro com a Associação Atlética Light.
Julho Implantada a modalidade Bola 12 Toques.
Agosto Marcelo Coutinho conquista o primeiro Campeonato Interno da história da APROFUME (modalidade Disco - Livre).
Novembro A APROFUME conquista a 3ª Colocação no Campeonato Estadual por Equipes (Disco - Livre).
Dezembro Passa a contar com dois representantes na Direção da LIFUMERJ: Marcelo Coutinho (Secretário-Geral) e Adriano Moutinho (Diretor Técnico de Bola 12 Toques).
  
Voltar ao Topo da Página
   
2000:
   
Janeiro Implantada a modalidade Disco (Liso).
Julho Torna-se, no dia 06, a primeira entidade no Brasil e a primeira não praticante da modalidade Subbuteo, em todo o Mundo, a ser aceita na Federation International of Sports Table Football (FISTF).
Novembro O convênio com a Associação Atlética Light é substituído por outro com a Associação Atlética Tijuca. A APROFUME volta a conquistar a 3ª Colocação no Campeonato Estadual por Equipes (Disco - Livre).
  
Voltar ao Topo da Página
   
2001:
   
Janeiro Implantada a modalidade Dadinho.
Fevereiro Firmado convênio com o Country Clube de Jacarepaguá, para onde se transferem as modalidades do Disco (Livre e Liso). As modalidades Bola 12 Toques e Dadinho permanecem na Associação Atlética Tijuca e a APROFUME passa a contar com duas sedes.
Março Marcelo Coutinho e Adriano Moutinho concedem entrevista ao programa "Bom Dia, Brasil", da TV Globo.
Maio O convênio com a Associação Atlética Tijuca é substituído por outro com a loja Toca do Botão. Marcelo Coutinho e Adriano Moutinho concedem entrevista ao programa "Bem Forte", da CNT.
Agosto O convênio com o Country Clube de Jacarepaguá é substituído por outro com a AFUMERJ (Associação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro).
Outubro As modalidades Bola 12 Toques e Dadinho transferem suas atividades para a residência de Marcelo Coutinho.
Dezembro Término do convênio com a AFUMERJ
  
Voltar ao Topo da Página
  
2002:
   
Janeiro   Marcelo Coutinho é eleito o segundo Presidente da APROFUME (Quadriênio 2002-2005).
Abril É firmado convênio com o Piedade Tênis Clube para onde transferem-se todas as modalidades praticadas na Associação. Zenon Palitot e Adriano Moutinho concedem entrevista ao Canal Universitário do Rio de Janeiro. Marcelo Coutinho e Rafael Lauria obtêm, respectivamente, as 3ª e 4ª colocações na Copa LIFUMERJ de Disco Livre.
Maio Marcelo Coutinho, Secretário-Geral da LIFUMERJ, passa a acumular também os cargos de Diretor Técnico e de Relações Públicas da entidade estadual. Lançado na Inglaterra o livro "Futebol - The Brazilian Way of Life", do jornalista britânico Alex Bellos, que conta com um capítulo inteiro dedicado ao futebol de mesa, onde Marcelo Coutinho é figura central.
Junho A APROFUME é enfocada numa matéria exclusiva de duas páginas no caderno "Zona Norte", do jornal "O Globo".
Julho Marcelo Coutinho vence a 1ª Copa Rio da modalidade Dadinho, realizada em Macaé (RJ).
Agosto A LIFUMERJ torna-se a FEBOERJ (Federação Botonista do Estado do Rio de Janeiro) e a APROFUME é uma de suas quatro "fundadoras", juntamente com as co-irmãs AAPFM, AFUMERJ e AFUMIG.
Setembro Marcelo Coutinho conquista a Copa Rio da modalidade Bola 12 Toques. Nesta mesma competição, Bruno Coutinho torna-se o mais jovem atleta no Rio de Janeiro (8 anos) a chegar a uma semifinal de competição estadual, jogando entre os adultos. É realizado em Macaé (RJ) o 1º Campeonato Sul-Americano da modalidade Dadinho. Promovida pela FEBOERJ, a competição contou com a importante colaboração da APROFUME para a sua realização. Marcelo Coutinho conquista a 1ª Copa Internacional da Amizade Portenho-Brasileira. Realizada na modalidade Bola 12 Toques, esta competição contou com a participação dos botonistas argentinos Ricardo López e Ricardo Iñiguez, além de Paulo Suarez, Campeão Sul-Americano da modalidade Dadinho.
Outubro Marcelo Coutinho e Adriano Moutinho conquistam, respectivamente, os Vice-Campeonatos Estaduais nas modalidades Dadinho e Bola 12 Toques.
Novembro A APROFUME conquista o título de Campeã Estadual por Equipes na modalidade Bola 12 Toques e também alcança o Vice-Campeonato Estadual por Equipes na modalidade Dadinho. Marcelo Coutinho assume a Vice-Presidência da FEBOERJ nas modalidades Dadinho e Bola 12 Toques, enquanto Adriano Moutinho reassume a Diretoria Técnica destas mesmas modalidades. O livro do britânico Alex Bellos é lançado também no Brasil, com o título "Futebol - O Brasil em Campo". Marcelo Coutinho e Adriano Moutinho concedem entrevista à revista Época.
Dezembro Marcelo Coutinho vence o 1º Campeonato Centro-Sul Brasileiro na modalidade Dadinho,  tradicional competição que já vem sendo realizada há 25 anos na modalidade Disco e que teve agora a sua primeira versão no Dadinho, contando com a participação de botonistas do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul.
  
   Voltar ao Topo da Página
  
2003:
      
Fevereiro Adriano Moutinho desliga-se oficialmente da APROFUME para passar a defender equipe da sua própria loja, a Oficina do Botão.
Março A APROFUME sedia a Copa FEBOERJ de 2003, a primeira a contar com a participação dos atletas paulistas da Superliga. Marcelo Coutinho concede entrevista ao programa "Sportv News", da Sportv.
Abril É realizado na Barra da Tijuca (RJ) o 1º Campeonato Mundial da modalidade "Dadinho". Promovida pela FEBOERJ, a competição contou com a importante colaboração da APROFUME para a sua realização, que possuiu a maior delegação, com 14 atletas no total. A Família Coutinho, com especial destaque para Mônica e Bruno, concede entrevistas ao "Esporte Espetacular", da TV Globo, ao Jornal do Brasil e ao "SBT Rio", do SBT.
Maio Em Cabo Frio (RJ), Bruno Coutinho torna-se, efetivamente, o 1º atleta da APROFUME a conquistar o título de CAMPEÃO ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO, ao sagrar-se Campeão da categoria Dadinho Infantil. Mônica Coutinho é Vice-Campeã na categoria Dadinho Feminino.
Agosto A Família Coutinho, já contando com o seu mais novo membro, Daniel, é mais uma vez destaque na imprensa, concedendo entrevista, em sua própria residência, ao "Jornal Hoje", da TV Globo. É realizada a 1ª edição da Copa "Casaca!" de Futebol de Botão, competição comemorativa ao aniversário da Torcida Organizada Pequenos Vascaínos e que, nos anos seguintes, viria a tornar-se um dos mais tradicionais "Abertos" do Rio de Janeiro.
Setembro Juntamente com Robson Marfa, Presidente da FEBOERJ, Marcelo Coutinho concede entrevista ao "Esporte Espetacular", da TV Globo.
Outubro Na competição realizada no Rio de Janeiro, Bruno Coutinho conquista o título de Campeão Brasileiro Infantil, na modalidade Disco Liso, tendo ainda Leonardo Rossi como Vice-Campeão! Bruno Coutinho torna-se o 1º atleta da APROFUME a conquistar o título de CAMPEÃO BRASILEIRO! Foi realizado também o 1º Campeonato Brasileiro da modalidade "Dadinho". Promovida pela FEBOERJ, a competição contou com a importante colaboração da APROFUME para a sua realização, embora a participação de seus atletas tenha sido discreta. O Dadinho 8x2 é oficializado pela CBFM (Confederação Brasileira de Futebol de Mesa) e, em reconhecimento ao seu empenho e dedicação no trabalho incansável por esta modalidade, Marcelo Coutinho é nomeado Delegado Nacional, passando a ser o responsável pela coordenação da regra em todo o Brasil, tornando-se assim o único Carioca na Diretoria da CBFM. No dia 08/10/03 a APROFUME obtém junto à Receita Federal o seu CNPJ, sob o número 06.329.349/0001-58.
Novembro Foi realizada no S.C. Internacional, em Porto Alegre, a 1ª Copa Ricardo Teixeira, primeiro evento à nível nacional reunindo simultaneamente 5 regras. Marcelo Coutinho foi convidado pela organização à coordenar a disputa da modalidade Dadinho e tornou-se o único atleta a participar de duas modalidades e ainda sendo premiado em ambas: 6º no Dadinho e 4º na Bola 3 Toques.
Dezembro A APROFUME chega aos 5 anos de existência realizando um "Festival" comemorativo no CCRR, em Resende (RJ): Marcelo Coutinho foi individualmente o maior vencedor do evento, conquistando os títulos das modalidades Disco (Livre) e Bola 12 Toques, além do 3º Lugar no Dadinho, Mônica Coutinho sagrou-se Campeã no Dadinho (Feminino) e Leonardo Rossi ficou com o Vice-Campeonato no Dadinho (Juvenil). Na Diretoria da FEBOERJ, Marcelo Coutinho mantém-se à frente da coordenação da Bola 12 Toques, mas troca o Dadinho pela Pastilha, além de iniciar o processo de implantação da modalidade 3 Toques na Federação e o importante trabalho de reaproximação entre FEBOERJ e FEFUMERJ.
  
Voltar ao Topo da Página
  
2004:
   
Fevereiro A FPFM (Federação Paulista de Futebol de Mesa) inicia a implantação da modalidade Disco em São Paulo e Marcelo Coutinho foi um dos convidados especiais para participar do Torneio Inaugural, realizado no Ginásio Baby Barioni.
Março A APROFUME participa do Torneio Rio x Minas de Bola 3 Toques, em Teresópolis, e atinge um inédito Vice-Campeonato na Série Prata da competição! O convênio com o Piedade Tênis Clube é substituído por outro com a Associação Atlética Vila Isabel.
Abril A APROFUME passa a ser patrocinada pelo Grêmio Recreativo e Torcida Organizada Pequenos Vascaínos. Marcelo e Mônica Coutinho tornam-se o primeiro casal na história da FEBOERJ a conquistarem prêmios em uma mesma competição de nível estadual, ao alcançarem respectivamente os 3º e 4º Lugares da Taça Nova Friburgo, na modalidade Bola 12 Toques. Ambos concedem entrevista à Inter TV, emissora afiliada da Rede Globo no interior dos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Graças ao eficiente trabalho de Luiz Carlos Gomes, o popular "Lula", Diretor de Divulgação da Pequenos Vascaínos, as rádios Globo, Tupi e Nacional divulgam, durante o jogo Vasco x Criciúma, válido pelo Campeonato Brasileiro de Futebol, o início das atividades da APROFUME na Associação Atlética Vila Isabel. Marcelo Coutinho disputa em São Paulo o XXII Campeonato Centro-Sul Brasileiro da modalidade Disco Livre, tendo tido participação apenas discreta.
Maio  Rafael Lauria transfere-se da APROFUME para a A.A. Portuguesa.
Junho A APROFUME realiza a Copa Paulo Cerri, na modalidade Pastilha, evento beneficente que visou a arrecadar mantimentos para uma instituição de caridade localizada no Méier, e passa a contar com mais um representante na Diretoria da FEBOERJ, sendo agora três: Marcelo Coutinho (Vice-Presidente), Roberto Rossi (Secretário) e Jonas Kojala (Relações Públicas).
Julho Ao sagrar-se Campeão da Copa Rio de Bola 3 Toques, realizada no Ginásio Pedro Jahara ("Pedrão"), em Teresópolis, Marcelo Coutinho tornou-se o primeiro e único botonista, na história do Futebol de Mesa do Rio de Janeiro, a ter conquistado esta competição em 3 modalidades diferentes!
Agosto Em um belíssimo exemplo de desprendimento e amor ao futebol de mesa, as equipes do Club de Regatas Vasco da Gama, filiada à FEFUMERJ, e da APROFUME, filiada à FEBOERJ, realizam um sensacional e inédito amistoso no Estádio de São Januário. A confraternização entre as duas equipes prosseguiu na II Copa "Casaca!" de Futebol de Botão. Em Nova Friburgo (RJ), Mônica Coutinho conquista o título de Vice-Campeã Estadual Feminina na modalidade Dadinho, repetindo a colocação que também já havia conseguido no ano anterior.
Setembro Chega ao final a Copa Suburbana 2004, "desafio" entre APROFUME e AFUMEC, disputado em turno e returno, nas sedes de ambas as equipes, em 3 modalidades (Dadinho, Bola 12 Toques e Pastilha). A AFUMEC conquistou o título por equipes mas a APROFUME alcançou o título individual, através de Marcelo Coutinho! Inicia-se o processo de unificação da FEBOERJ e da FEFUMERJ, que conta com a importante colaboração de Marcelo Coutinho e da APROFUME em sua condução e concretização.
Novembro A APROFUME conquista a 3ª Colocação do 1º Campeonato Estadual por Equipes de Pastilha. O convênio com a A.A. Vila Isabel é substituído por outro com o Monumental de Caxias Sport Center. Marcelo Coutinho é re-eleito para continuar à frente da coordenação das modalidades Bola 12 Toques e Pastilha na FEBOERJ. A APROFUME lança o seu novo Site Oficial, tornando-se a 3ª associação do Rio de Janeiro a possuir domínio próprio na Internet: www.aprofume.com.br.
Dezembro A APROFUME também conquista a 3ª Colocação no Campeonato Estadual por Equipes de Bola 12 Toques e fecha acordo para encampar a Associação Duquecaxiense de Futebol de Mesa, grupo local adepto da modalidade Bola 3 Toques. Com isso torna-se, efetivamente, a primeira associação carioca (e talvez do Brasil), a praticar oficialmente 6 modalidades diferentes: Disco Livre, Disco Liso, Bola 3 Toques, Bola 12 Toques, Pastilha e Dadinho.
  
   Voltar ao Topo da Página
  
2005:
   
Janeiro A APROFUME passa a também ser patrocinada pela Colorimetria Tintas e realiza uma série de 3 Torneios Beneficentes, com a arrecadação sendo totalmente revertida e depositada nas contas abertas pela Cruz Vermelha Brasileira e a Embaixada do Sri Lanka para receberem doações em favor das vítimas dos maremotos que, em dezembro, varreram 13 países na Ásia e na África. Graças à fundamental participação da APROFUME, inicia-se o processo de fusão das duas Federações do Rio de Janeiro. Marcelo Coutinho, que já exercia a função de Diretor-Técnico de Pastilha na FEBOERJ, é indicado pelos Presidentes tanto da FEBOERJ, Sr. Robson Marfa, quanto da FEFUMERJ, Sr. Roberto Rocha, para continuar no cargo na nova FEFUMERJ unificada, sendo seu nome unanimemente referendado por todos os clubes praticantes da modalidade.
Fevereiro Em Brasília (DF), a APROFUME é diplomada pela CBFM, marcando a afirmação definitiva da Bola 3 Toques dentro da Agremiação, com Antonio Ornelas assumindo também a Diretoria de Comunicações da Vice-Presidência desta modalidade na FEFUMERJ. Pela primeira vez em sua história a APROFUME declara luto oficial de 3 dias, pelo falecimento de Jomar Moura, ex-Presidente da CBFM e talvez o maior entusiasta que o futebol de mesa já tenha conhecido!
Março  Ao vencer o Torneio de Integração, promovido pela Portuguesa Carioca e o SESC local no Várzea Shopping, em Teresópolis (RJ), José Ricardo Lage conquista (de forma invicta e sem levar gols) o primeiro título da novíssima equipe de 3 Toques da APROFUME.
Abril A APROFUME torna-se a segunda associação do Rio de Janeiro com espaço reservado dentro do tradicional portal botonista FutebolDeMesaNews.com.br. Problemas de força maior acabam desclassificando a APROFUME do XXV Campeonato Brasileiro de Clubes (3 Toques), em Teresópolis (RJ). A APROFUME realiza a 1ª Copa São Jorge, evento beneficente com o objetivo  de arrecadar mantimentos para a Creche Comunitária de Jardim Gramacho. Este viria a firmar-se junto à Copa "Casaca"! como uma das tradições da APROFUME. Acontece no SESC de Ramos a II Semana de Jogos de Mesa, evento que contou com o apoio da APROFUME e que foi encerrado com a disputa da I Copa Dia da Baixada Fluminense de Pastilha.
Maio A APROFUME fecha convênio com a LDBR (Liga de Desportos de Belford Roxo), fornecendo todo o apoio logístico e operacional para a implantação de "escolinhas" de futebol de mesa neste município. A Agremiação passa também a ser patrocinada pela AGN Botões, de Nova Friburgo. Marcelo Coutinho disputa em São Januário (Ginásio do Vasco da Gama) o XXIII Campeonato Centro-Sul Brasileiro da modalidade Disco Livre e, embora tenha tido uma boa participação, não consegue classificar-se para as fases finais.
Agosto A Copa "Casaca!", tradicional festa botonista luso-brasileira anualmente promovida pela APROFUME, em comemoração ao aniversário da Torcida Organizada Pequenos Vascaínos, chega a sua 3ª edição, sendo o evento deste ano particularmente importante pois, em 2005, a Pequenos Vascaínos - terceira mais antiga torcida do Vasco ainda em atividade - festejou o seu 30º aniversário! Como grande novidade e marco de integração, pela primeira vez a competição interestadualizou-se, com a introdução da "Regra Gaúcha", disputada no Grêmio, no Estádio Olímpico, e a presença da Torcida Organizada Galö Metal, do Atlético - MG, que deslocou-se de Belo Horizonte ao Rio apenas para prestigiar ao evento. Os atletas da APROFUME, e sua parceira LDBR, são temas do documentário "Botão: o chute é tudo", produzido para o mercado europeu pelo jornalista italiano Daniele Cama.
Outubro   Marcelo Coutinho é escolhido pela Assembléia Geral da CBFM (Confederação Brasileira de Futebol de Mesa) para assumir a Coordenação Nacional de Regras Experimentais desta entidade e disputa em Natal, Rio Grande do Norte, o XXXII Campeonato Brasileiro da modalidade Disco Livre, tendo tido boa participação, embora não passando da 1ª Fase. Pelo segundo ano consecutivo a APROFUME conquista a 3ª Colocação no Campeonato Estadual de Equipes, na modalidade Pastilha.
Novembro   Assim como já haviam feito com relação a Robson Marfa, a LDBR e a APROFUME realizam a I Taça Mário Sérgio Barão, disputada na modalidade Pastilha, em homenagem a um dos grandes benfeitores do projeto de "escolinhas" das duas entidades, que visa popularizar o esporte e trazer lazer às crianças da Baixada Fluminense.
Dezembro   No Várzea Country Club, Jaime Pereira conquista a 4ª Colocação do I Torneio Absoluto, evento inédito que, pela primeira vez na história do futebol de mesa, reuniu 3 modalidades (Pastilha, Bola 12T e Dadinho) em jogos únicos: as partidas foram disputadas em 3 tempos de 10 minutos, cada um em uma modalidade, sendo o placar final a soma dos placares dos 3 tempos.
  
   Voltar ao Topo da Página
  
2006:
   
Janeiro
 
  O convênio com o Monumental de Caxias Sport Center é substituído por outro com o Clube Social Camponeses de Portugal. Marcelo Coutinho é re-eleito tanto para Presidente da APROFUME (Quadriênio 2006-2009), como para Diretor Técnico de Pastilha da FEFUMERJ (Triênio 2006-2008). A APROFUME ganha 3  novos patrocinadores: a Global Comércio de Máquinas e Equipamentos, que financiará a equipe de 12 Toques da APROFUME em seu retorno às atividades externas, e a Conservadora Luso Brasileira e a CavacaSports, que fornecerão os novos uniformes da Agremiação, em substituição à Colorimetria Tintas.
Fevereiro   Empenhada em não deixar apagar-se a imagem de Jomar Moura, a APROFUME  volta a homenagear este grande botonista e dirigente, com a realização da II Copa Jomar Moura (modalidade Pastilha), que fica instituída como um evento fixo anual da Agremiação.
Abril   Acontece a II Copa São Jorge, sendo as entidades beneficiadas com os mantimentos arrecadados a Creche Comunitária do Jardim Gramacho, a APAE de Duque de Caxias e o Grupo Espírita Esperança em Cristo. Em disputa com a LDBR, de Belford Roxo, a APROFUME conquista o 1º Campeonato Inter-Clubes de Futebol de Mesa da Baixada Fluminense.
Maio   Após dois anos afastado da modalidade, Marcelo Coutinho retorna ao 12 Toques já conquistando o 4º Lugar na Série Prata (categoria Master), na 2ª Etapa do Estadual Individual!
Agosto   IV edição da Copa "Casaca!" que, este ano, além do aniversário da Pequenos Vascaínos, comemorou também o do Camponeses de Portugal!
Setembro   Estreando este ano na categoria Senior, Marcelo Coutinho conquista o Vice-Campeonato Estadual de Disco Livre!
Outubro   A Plasticrom, de Itaipava, é a nova patrocinadora e fornecedora oficial de material esportivo da APROFUME!
Novembro   Depois de dois terceiros lugares consecutivos (2004/05), a APROFUME é Vice-Campeã Estadual por Equipes na Pastilha.
Dezembro   Washington Freire conquista o Campeonato Estadual (Adulto) de Pastilha, tornando-se o 1º atleta da APROFUME a alcançar o título máximo estadual, na categoria principal de uma modalidade! Na categoria Infanto-Juvenil da mesma modalidade seu filho, Gabriel, conquista o Vice-Campeonato Estadual.
  
   Voltar ao Topo da Página
  
2007:

  

Janeiro   Passa a contar com mais um representante na Diretoria de Pastilha da FEFUMERJ, sendo agora dois: Marcelo Coutinho (Diretor Técnico) e Adonai Barbosa (Diretor Financeiro).
Fevereiro   Juntamente com AABB - Tijuca, América, Flamengo, Fluminense, Olaria, Petropolitano, Vasco, Corinthians, Palmeiras, Santos e XV de Socorro, a APROFUME participa, em São Januário, da V Taça Inter-Estadual, tradicional competição de Bola 12 Toques que reúne as melhores equipes do Rio de Janeiro e São Paulo.
Março   A modalidade Pastilha é reconhecida pela FPFM (Federação Paulista de Futebol de Mesa) e, no RJ, ganha a sua própria Vice-Presidência na FEFUMERJ sendo Washington Freire escolhido pelos clubes filiados para ocupar o novo cargo. É o 3º representante da APROFUME na Diretoria da modalidade.
Abril   Acontece a III Copa São Jorge, sendo a entidade beneficiada com os mantimentos arrecadados a Creche Comunitária do Jardim Gramacho.
Maio   O convênio com o Clube Social Camponeses de Portugal é substituído por outro com o Clube dos 500.
Junho   Carlos "Bad" Renato disputa em Blumenau, Santa Catarina, a V Copa do Brasil da modalidade Bola 12 Toques, conquistando um brilhante 14º Lugar na categoria Adulto - Ouro (a principal).
Julho   Acontece em Campinas, São Paulo, o 1º Torneio RJxSP da modalidade Pastilha. Dos 7 atletas que a APROFUME levou para a disputa, 4 voltaram premiados: Marcelo Coutinho (Vice-Campeão), Washington Freire (4º Lugar), Carlos "Bad" Renato (5º Lugar) e Fábio Freitas (8º Lugar).
Agosto   Pelo segundo ano consecutivo Marcelo Coutinho conquista o Vice-Campeonato Estadual de Disco Livre (categoria Senior). É realizada a quinta e última edição da Copa "Casaca!", comemorativa ao aniversário da Pequenos Vascaínos.
Outubro   Encerrado o Campeonato Estadual Individual de Pastilha de 2007, a APROFUME conquistou nada mais, nada menos, do que 11 premiações, entre as 24 que estavam em disputa, com destaque para Gabriel Freire (Campeão Infanto-Juvenil), Washington Freire (Campeão Senior) e Marcelo Coutinho (Vice-Campeão Senior).
Novembro   Marcelo Coutinho concede entrevista para o "Esporte Espetacular" (TV Globo).
     
   Voltar ao Topo da Página
  
2008:
     
Janeiro   Firmado o convênio que possibilitará a criação do Departamento de Futebol de Mesa do Bangu Atlético Clube, sob a coordenação de Marcelo Coutinho. A equipe da APROFUME é dividida em duas para melhor atuar nas duas frentes e encampa a forte e tradicional equipe da AFUMERJ, na modalidade Disco.
Abril   Acontece a IV Copa São Jorge, sendo a entidade beneficiada com os mantimentos arrecadados a Creche Menino Jesus. De maneira invicta a APROFUME conquista a Taça Guanabara da modalidade Bola 3 Toques e assegura vaga na decisão do Campeonato Estadual.
Maio   Washington Freire deixa a Vice-Presidência de Pastilha da FEFUMERJ.
Julho   A APROFUME conquista o Vice-Campeonato Estadual de Clubes da modalidade Bola 3 Toques.
Agosto   Adonai Barbosa deixa a Diretoria Financeira de Pastilha da FEFUMERJ.
Outubro   Apesar de não terem conseguido passar da 1ª Fase, enfrentando aos atletas mais experientes de todo o Brasil, os botonistas da dupla Bangu / APROFUME foram destaque no XXXV Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa (modalidade Disco), que aconteceu entre os dias 10 e 11 de outubro, no Rio's Presidente Hotel, no Rio de Janeiro, participando da elogiada Comissão Organizadora do evento. Disputaram o Brasileiro os atletas Davi Becker e Weber Gomes (pela APROFUME) e José Waner, Marcelo Coutinho e Marcos Moysés (pelo Bangu). Gabriel Freire conquista o Bi-Campeonato Estadual de Pastilha, na categoria Infanto-Juvenil, e o Vice-Campeonato Estadual de Bola 12 Toques, na categoria Sub-15. Final do convênio com a AFUMERJ, que volta a atuar como equipe independente.
Novembro   No dia 28 a APROFUME completa seu 10º aniversário de atividades ininterruptas e anuncia a sua incorporação pelo Departamento de Futebol de Mesa do Bangu Atlético Clube, encerrando o convênio com o Clube dos 500 e transferindo-se, como sempre pioneiramente, da Baixada Fluminense para a Zona Oeste.

Uma nova era se inicia!
  

Dezembro   Em disputa com o próprio Bangu, no que seria o seu último jogo e título como equipe independente, a APROFUME conquista o 2º Campeonato Inter-Clubes de Futebol de Mesa da Baixada Fluminense.
     

Voltar ao Topo da Página

       
Sedes da APROFUME:
  
1999   Janeiro   Restaurante Lampião   Taquara   4 meses
1999   Maio   Associação Atlética Light   Grajaú   1 ano e 6 meses
2000   Novembro   Associação Atlética Tijuca   Tijuca   3 meses
2001   Fevereiro   Country Club de Jacarepaguá   Praça Seca   6 meses
2001   Agosto   AFUMERJ   Vila Isabel   4 meses
2002   Abril   Piedade Tênis Clube   Piedade   1 ano e 11 meses
2004   Março   Associação Atlética Vila Isabel   Vila Isabel   8 meses
2004   Novembro   Monumental de Caxias Sport Center   Duque de Caxias   1 ano e 2 meses
2006   Janeiro   Clube Social Camponeses de Portugal   Duque de Caxias   1 ano e 4 meses
2007   Maio   Clube dos 500   Duque de Caxias   1 ano e 6 meses
2008   Novembro   Bangu Atlético Clube   Bangu    
  
Voltar ao Topo da Página
  

Voltar Para a Última Página Acessada.